domingo, 7 de junho de 2009

Votar ... Porquê???

Em todos os estudos feitos sobre a participação eleitoral nas actuais eleições europeias, as sondagens prevêem a pior taxa de participação de sempre: 66% dos eleitores parece ter feito a opção … de não votar.
Paradoxalmente, as sondagens dizem que os europeus esperam que o Parlamento se ocupe de assuntos como o desemprego, o crescimento económico ou as mudanças climáticas.
Para além disso, a maior parte da população crítica os políticos de terem que passar das palavras aos actos. Mas como, se não lhes é dado suficiente apoio e confiança para tomarem alguma iniciativa? Por algum motivo nós votamos em políticos portugueses que nos irão representar no Parlamento Europeu. Assim, se houvesse uma maior participação (à qual Cavaco Silva apela continuamente), eles iriam realmente representar alguém e podiam, em colaboração com os outros países, tentar levar a Europa e o nosso país para a frente.



Para todos que ainda não foram votar até agora:

informa-te sobre estas eleições e vai votar – podes fazer a diferença ;)

Para verificar se estás suficientemente informado sobre o Parlamento Europeu, faz o teste! (infelizmente em alemão)
http://www.sueddeutsche.de/politik/671/471214/spiel/1/

11 comentários:

  1. O meu já lá está. Eheh

    ResponderEliminar
  2. O meu também já foi! Estava cheio aquilo! Ui tanta gente...

    ResponderEliminar
  3. E eu? Tive que esperar para aí 2 segundos para entregar o meu BI.. Eu é que sou paciente, mas estava mesmo para me vir embora sem votar! Assim à rebelde!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, ainda não pude ir votar, uma vez que não estou recenseada. Mas é sempre interessante ouvir as desculpas das pessoas para não ir votar. Coisas tão eloquentes como um "está a chover".

    P.S. Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  5. Foi engraçado verificar que a maioria das pessoas presentes no local de voto tinham mais do que 50 anos.. É pena mas tudo bem. Infelizmente é o que temos.

    ResponderEliminar
  6. Incrível! E na minha opinião, pior que ficar em casa "porque tenho mais que fazer" é não votar "porque não acredito em ninguém e não se vai mudar nada". No mínimo que votassem em branco. Ai...

    Ora eu também cumpri com empenho o meu dever cívico! E ainda encontrei a Joana, tínhamos a mesma sala!

    Parabéns colegas, vou seguir atentamente! :)

    ResponderEliminar
  7. Votar é um dever ou um direito? Ou não é nenhum dos dois?

    ResponderEliminar
  8. O voto em branco julgo que também conta para a abstenção.

    Lourencinho é os dois, claramente.
    Estive na mesa de voto com uma pessoa que no "tempo da outra senhora" recebia o boletim de voto já com a cruzinha feita.

    Cláudia, essa gente tomou o hábito depois do 25 de abril, pena é que muita seja mal informado. Mas pior é quem não vota de todo.

    ResponderEliminar
  9. Creio que a abstenção passa pela não participação no processo eleitoral, pelo que difere do voto em branco. Este significa que o eleitor não foi capaz de escolher entre os candidatos apresentados, ou porque não se identifica com eles, ou porque, pelo contrário, se revê em vários. Ao voto em branco costuma estar subjacente a ideia de indiferença. Há alguns sistemas eleitorais que prevêem mesmo a soma dos votos em branco aos votos conseguidos pelo candidato mais votado, mas este não é o caso de Portugal.
    Já o voto nulo traduz-se em protesto, é uma recusa clara em votar num dos candidatos.

    ResponderEliminar
  10. Joana, julgo que não conta para nada, pelo menos naquilo que é afixado só aparece o nome dos partidos e x's votos.

    Os votos em branco, que até podiam ser a maior escolha politica da população, não apareciam.

    ResponderEliminar