quarta-feira, 17 de junho de 2009

Livro "90 minutos em Entebbe"

Sei que é mais que provável que a recomendação de um livro em plena época de exames caia em saco roto, pois nenhum estudante tem tempo ou energia para o ler, mas fica como uma sugestão para as férias que se aproximam. Não é um livro recente, visto que foi publicado em Portugal pela Bertrand no ano de 1977, mas é uma leitura indispensável para todos os que se interessam por operações militares e pelo conflito israelo-palestiniano.
Falo-vos de 90 minutos em Entebbe - Operação Uganda do escritor William Stevenson, baseado no livro Operation Uganda de Uri Dan. Este livro retrata a operação de salvamento, levada a cabo por militares israelitas, de reféns sequestrados durante um vôo comercial da Air France, que foi desviado para o aeroporto de Entebbe no Uganda.
Em 1976, um avião da Air France com partida de Telavive e destino a Paris foi sequestrado por um grupo de terroristas palestinianos (Frente Popular para a Libertação da Palestina) e alemães (organização terrorista Baader-Meinhof), logo após a sua escala em Atenas. O avião foi desviado para Entebbe, no Uganda, onde os terroristas contavam com o apoio do ditador Idi Amin Dada. Todos os reféns não-israelitas foram libertados, o que levou os dirigentes israelitas a concluirem que o sequestro do avião era uma acção terrorista contra Israel.
O livro conta todos os detalhes da operação (o antes, o durante e o depois) num estilo de livro-reportagem, com declarações dos principais intervenientes, mapas e fotografias. É de fácil leitura, quase se assemelhando a um romance, mas ao mesmo tempo muito informativo.
Fica a sugestão de leitura do relato de uma das mais espectaculares e bem-sucedidas operações de salvamento da história.

P.S. - O filme "O Último Rei da Escócia" (realizado por Kevin Macdonald) retrata a vida de Idi Amin Dada, brilhantemente representado por Forest Whitaker, e refere brevemente este episódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário