domingo, 21 de junho de 2009

Venezuela - subida do preço do petróleo arruína país

A enorme dependência venezuelana do petróleo leva Hugo Chávez a iniciar um programa radical de poupança à custa dos pobres, dando início, em conjunto com a Rússia, a uma vertiginosa subida do preço do petróleo.

A situação alimentar na Venezuela provoca fome e miséria em todo o país, que se encontra bem longe da auto-suficiência, simplesmente por não haver qualquer forma de incentivo ou de ajuda à produção agrícola nacional. A PDVAL, uma empresa agrícola, encontra-se no país, para incentivar a produção alimentar venezuelana e para fornecer a população com alimentos. Infelizmente, esta empresa com o slogan “Soberania dos alimentos”, enfrenta cada vez mais uma população insatisfeita, por insuficiência, e por vezes até por ausência, de bens alimentares. Uma escassez, que não surge nos supermercados estatais, que vendem produtos importados a preços altamente subvencionados.

O problema que surge aqui, é que desde que ocorreu um decréscimo significativo da recepção dos “petro-dollars”, o presidente venezuelano é obrigado a cortar nas despesas “sociais” por questões económicas. Neste caso, Chavéz recorre a uma colaboração com a Rússia sugerindo a subida do preço do petróleo para 100 dólares.

Plano este, que irá conduzir a Venezuela a uma situação fatal. Um balanço do principal empregador venezuelano, a PdVSA, afirma, como entidade significativa do apoio financeiro a programas sociais, que uma queda nas vendas se reflectirá num abandono total de programas de apoio social. Dado que 90% das exportações consistem nesta matéria-prima. Para além disso, o país poderá vir a assistir a uma inflação de 40%, fenómeno incontrolável pelo governo.

Chávez prevê, no entanto, medidas muito simplificadas, como a nacionalização de empresas, uma política que tem vindo a fracassar constantemente neste país.

1 comentário:

  1. Tal e qual como no Irão. O seu Presidente tem usado o dinheiro do petróleo para financiar os pobres, palavras suas. Mas, com a queda do preço desta matéria prima, as dificuldades aumentam. E isso vê-se na actual situação política iraniana.

    ResponderEliminar