domingo, 27 de setembro de 2009

Africa e o Tribalismo

Muitos dos conflitos politicos ocorridos em Africa sao analisados pela alta friccao e rivalidade entre tribos de um mesmo pais. No entanto, sao tambem frequentemente analises racistas e interpretacoes tribalistas que erroneamente justificam esses mesmos conflitos. Um tipo de suporte intelectual que explica rivalidades como resultado de uma intolerancia perante as diferencas de outras tribos e demasiado redutor para o que ocorre na realidade.
O que importa perceber e porque e que a tribo A entrou em conflito com a tribo B, porque e que a identidade etnica e importante nesta confrontacao, enfim, qual a causa especifica desta disputa. E o tribalismo, embora seja um agente de mobilizacao politica em Africa, raramente e a causa principal do conflito. Melhor dizendo, os grupos etnicos africanos nao sao fantasmas do passado ou restos da Historia. Eles servem as necessidades sociais, politicas e economicas contemporaneas, ja para nao falar no facto de muitas tribos serem impostas em Africa pelo colonialismo como uma estrategia para a melhor gestao economica e politica do territorio. Podemos referir assim que as tribos africanas sao contrucoes sociais modernas. Da mesma forma, os conflitos sao produtos historicos e nao reaccoes biologicas violentas e fatais. Veja-se que o genocidio no Ruanda em 1994 nao foi mais “tribalista” que a exterminacao de judeus na Alemanha Nazi. Por isso, os conflitos em Africa precisam ser explicados da mesma forma que em todo o mundo.

Peco desculpa pela ausencia de acentos e outros caracteres. E que este teclado e africano.
Abracos

3 comentários:

  1. Nunca li tanta besteira na minha vida. São sim povos tribais, selvagens, ainda presos aos séculos primitivos. São conflitos tribais sim. Você vir aqui argumentar que os conflitos na África são tão tribalistas como o da exterminação de judeus é uma demonstração de tremenda ignorância.A desculpa de raça foi um subterfúgio para o arianismo exterminar judeus pois Hitler acreditava piamente que eles dominaram o panorama econômico alemão, ocupavam os empregos e teriam sido os responsáveis pela derrota alemã na primeira guerra. É claro que os intermináveis conflitos e guerras africanas podem ser comparados a conflitos como a guerra étnica do Kosovo por exemplo. O correto é dizer que os conflitos africanos não são APENAS de caráter étnico tribal, mas também de grupos que disputam o poder e dão um golpe de estado atrás do outro. Você não explica o porque de tanta snague, de tanto genocídio, de hutus matando tutsis e tutsis matando hutus aos milhões. A África é um continente totalmente perdido, à exceção do Egito e da África do Sul, talvez Angola, que tem certa coesão como países. É um milagre como esses países existem. Muitas tribos, ao invés de esquecerem essa besteira de origem tribal de alguns líderes e de etnia, fazem guerra de poder, ao invés de formarem uma unidade nacional em prol da formação estável e sólida de seus países, com objetivo de construirem uma nação forte e moderna de vida civilizada, com condições dignas de emprego e geração de renda, pois a África é um continente rico em diversos recursos naturais. As tribos na África são uma "construção social" ? E que tribo não foi desde a pré-história quando os humanos notaram que em grupos eles teriam melhores condições de sobrevivência ? Desde quando a África não foi tribal ? E presa a superstições estúpidas, como a de que ao ser fotografado, a alma do sujeito fica presa na máquina ? Aquilo lá é perdido. A ONU ou as pessoas mandam donativos e eles desviam. Mandam alimentos e os exércitos comem e nem deixam o povão faminto chegar peerto. Manda dinheiro e eles, ao invés de investirem em saneamento e infraestrutura, compram fuzis e RPGs e se preparam para mais uma estúpida guerra. A África é um lixo.É uma vergonha para toda a Humanidade.governada em grande parte, por ditadores riquíssimos, que exploram o povo e tribos em suas privações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. problemas e corrupção existem em todo o mundo meu caro amigo, assim como preconceitos patéticos. No caso da africa, esses problemas não são frutos apenas das suas próprias raízes, eu digo que o mundo contribuiu muito para todos os problemas que existem na Africa, sim o homem branco, "nos" usamos e abusamos da Africa, provocamos conflitos, preconceitos, mortes guerras... Então não jogue toda essa carga de culpa nos povos da Africa. Eu sei que não pensamos como os governadores, líderes ditadores que, sem um pingo de humanidade pensam em lucrar não importando quantas vidas, amizades e famílias mataram, mas cabe à nos compreender-mos do mal que fora causado a Africa e pensar no que podemos fazer para apaziguar-mos a situação, nem que seja com conhecimento... é o mínimo...

      Eliminar
  2. Olá queridos(a) esses são meus referencias, ao se cadastrar e fazer parte de minha equipe mostrarei que você poderá adquirir 3 referidos após obetr 0.60 sem problemas. Tenho 30dias no neobux e já tenho 9 referidos. Super fácil.
    https://www.paidverts.com/ref/nasc123
    http://www.clixsense.com/7141727
    https://www.paidverts.com/ref/nasc123
    http://www.ADmimsy.com?R=nasc123

    Meu e-mail para contato caso tenha se cadastrado em minha equipe: sara.nasc123@gmail.com.

    ResponderEliminar