quinta-feira, 23 de julho de 2009

O grande desafio de Obama

Depois de uma vitória eleitoral histórica em Novembro passado, e que significou também o regresso em força do poder da palavra à política, Barack Obama começa agora a enfrentar os desafios mais sérios ao seu programa de mudança.


Nos corredores de Washington, discute-se actualmente a reforma – fundamental, nas palavras de Obama – do sistema de saúde norte-americano. E porque, apesar de tudo, a prática da mudança é bem mais difícil do que o discurso, Obama não poderá contar apenas com a sua capacidade de persuasão e com a pressão de uma opinião pública que, pelo menos para já, lhe é favorável. A reforma proposta pela administração Obama não enfrenta apenas a oposição republicana, mas também a de certos sectores do seu próprio partido, pelo que se prevêem negociações ferocíssimas em ambas as frentes. Inevitavelmente, creio, Obama terá de ceder em alguns pontos do seu plano de reforma, o que, por seu turno, desagradará à ala esquerda dos democratas.


O resultado é, pois, incerto, mas uma coisa é certa: a retórica de mudança de Obama, afinal, não era só retórica. E um eventual triunfo de uma reforma que institua um sistema de saúde público, de cobertura universal, nos EUA só não será aproveitado como impulso positivo pela social-democracia europeia, se esta continuar presa a lideranças incapazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário