quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Conferência sobre o Afeganistão

Amanhã, dia 28 de Janeiro, realiza-se em Londres a Conferência sobre o Afeganistão na qual a comunidade internacional discutirá o futuro daquele país.

Segundo a notícia publicada no website do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o programa será o seguinte:

"A Conferência, que terá início em Lancaster House às 08:00 h do dia 28, será presidida pelo Primeiro-Ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pelo Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

A I Sessão da reunião, com início às 10:00 h, sob o tema da Segurança, será presidida por David Miliband, e terá como oradores, o Secretário-Geral da NATO, Fogh Rasmussen, e o Ministro da Defesa do Afeganistão, Abdul Rahim Wardak.

A II Sessão, às 11:15 h, contará com as intervenções do Ministro das Finanças do Afeganistão e do Director do Banco Mundial que abordarão o tema “Governo e Desenvolvimento”.

Uma reunião subordinada ao tema da Sociedade Civil antecederá, às 14:00 h, a III Sessão dedicada à “Estrutura Regional” e à “Arquitectura Internacional”, tendo como oradores o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão, Zamal Rasoul, e o seu homólogo turco, Ahmet Davutoglu.

A Conferência terminará com um debate e apresentação de conclusões, a que se seguirá, pelas 16:30 h, uma conferência de imprensa."

Será que se chegará a uma conclusão útil ao fim de meio dia de discussão ou será esta mais uma daquelas conferências em que parece que se vai apenas picar o ponto? O leque de convidados e os temas a discutir são promissores, esperemos que as conclusões (e certamente haverá algumas) possam ser um passo importante para a estabilidade no país e, consequentemente, na região.

4 comentários:

  1. Eu não acredito que a Conferência que andam há semanas a anunciar e na qual depositam tantas esperanças para um grande passo tendo em vista o não colapso do Afeganistão dure tão pouco tempo!! Como é possível?! A diplomacia lá saberá...

    ResponderEliminar
  2. Adoro o "discutirá o futuro". Marília se fosses uma verdadeira burocrata dirias "decidirá o futuro". Afinal, que atrevimento teria a fortuna se desobedecesse aos planos do burocrata......

    =)

    ResponderEliminar
  3. Mas aí é que está Lourencinho: num dia ninguém decide nada nem mesmo os burocratas. Há que se usar linguagem diplomática! :)Provavelmente discutiram ontem, para decidir depois, não fosse a fortuna meter-se no caminho! :)

    ResponderEliminar
  4. Este blogue morreu de vez????

    ResponderEliminar