quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Auschwitz - 65 anos depois

65 anos depois e ainda há coisas por explicar

2 comentários:

  1. Muito lacónica. Tais como? E 65 anos depois de QUÊ? Da libertação devias tu ter dito...

    Mas não devia criticar. Sempre que penso no Holocausto fico lacónico também... Não parece real.

    E no entanto, o mesmo erro fundamental continua a ser cometido: de não se tomar cada indivíduo como um fim em si mesmo, de se achar que o colectivo tem precedência moral sobre o indivíduo, que o Estado é o senhor e não o servo.

    O Holocausto foi um culminar de longos anos de imbecilidade colectivista. Em que culminará a nossa?

    ResponderEliminar
  2. Quis ser lacónica, porque como tu dizes não parece possível que algo assim tenha acontecido tantas e tantas vezes. Não parece real que esta frase "Arbeit macht frei" estivesse realmente à porta de um campo de extermínio...
    65 anos depois da libertação, 65 anos depois do fim da derrota alemã na 2a Guerra Mundial ainda há pormenores que não estão explicados, coisas que não se entendem. Como é possível que os alemães tenham sido julgados em Nuremberga, mas os soiéticos tenham escapado impunes às atrocidades que cometeram? Diferença entre vencedores e vencidos.
    O penúltimo parágrafo do teu comentário quase poderia ser uma sinopse do 1984. :)
    A nossa imbecilidade colectivista tem nos levado à histeria: do aquecimento global à Gripe A passando pelo terrorismo parece que estamos sempre à espera da catástrofe. Quando chegar, não sei que forma tomará.

    ResponderEliminar